sexta-feira, 11 de maio de 2012

OBRIGADA MÃE!

Dia das mães se aproximando, resolvi escrever sobre MINHA MÃE, Dione.

Para quem não sabe, minha mãe partiu desse mundo em 1996, com quase 49 anos, digo quase, pois faltava praticamente 1 semana para seu aniversário, na época eu tinha quase 15 anos, faltava menos de 1 mês para meu aniversário.

Mas não fiz esse post para falar de saudade (que não é pouca), tão pouco para lamentar sua ausência física. Fiz esse post para AGRADECER os 15 anos que tive a oportunidade de ter sua presença fisicamente ao meu lado. Digo fisicamente, pois acredito que ela continue presente, presente de uma forma que não sei explicar, presente dentro de mim, em meu coração, pensamento, lembrança, presente em muitas atitudes que aprendi ao longo desses 15 anos com ela.

Hoje muitas pessoas que conheceram minha mãe dizem que me pareço muito com ela fisicamente, e não só fisicamente, no meu jeito de ser, esses dias minha prima Cíntia disse que até no jeito de falar me pareço com ela, lembro que quando cortei meu cabelo curto meu tio Voirde se emocionou ao me ver, dizia que parecia que estava olhando minha mãe. Me sinto muito FELIZ quando dizem que pareço com ela, me sinto orgulhosa.

Mas voltando ao AGRADECER:

Agradeço a DEUS por esses 15 anos que tive sua presença física;

Agradeço a MÃE que tive, uma mãe com muitas QUALIDADES, e como todo ser humano, com alguns defeitos também, mas as qualidades MARCARAM muito mais e será delas que escreverei;

Agradeço a forma carinhosa como minha mãe tratava a nós, seus filhos, com abraços, beijos, enfim AMOR;

Agradeço por ela ter sido CARINHOSA não só com os filhos, mas com todos que a rodeavam;

Agradeço pela FÉ que minha mãe sempre teve, pelas muitas vezes que a ouvi dizer que não importava qual religião se acreditava o que importava era a FÉ, que todas as religiões tinham algo de bom;

Agradeço pelas comidas MARAVILHOSAS que fazia com tanto CARINHO, herdei dela o gosto por cozinhar, lembro que ficava em roda querendo aprender, não faço metade das coisas que ela fazia, mas algumas me atrevo a fazer e modéstia a parte até que ficam boas... rsrsrsrsrs

Agradeço pela ORAÇÃO e o BEIJO antes de dormir, não dormia sem que ela rezasse para mim e me beijasse, parece que só sua oração tinha efeito, lembro que quando dormia na casa de alguém, antes de sair pedia que ela rezasse pra mim e me desse um beijo;

Agradeço pelas vezes que deitei com ela em sua cama, algumas vezes disputando o espaço com os irmãos (rsrsrsrrs);

Agradeço por me ensinar a PENSAR NOS OUTROS;

Agradeço por minha mãe ter sido uma pessoa AMIGA, aprendi com minha mãe a manter as amizades, lembro que muitos procuravam a minha mãe pra desabafar e ela sempre tinha uma PALAVRA para confortar, sempre estava ali disposta a ouvir;

Agradeço por ter tido a oportunidade de ver ela muitas vezes sentada junto ao meu pai, e/ou outras pessoas, tomando chimarrão, em alguma sombra, na maioria das vezes num banco feito de madeira, embaixo do sinamomo e das flores de maracujá;

Agradeço pelas muitas vezes que, na minha adolescência, me fez entender as atitudes de meu pai, a me mostrar o quanto ele me amava;

Agradeço por ela ter sido uma pessoa que sempre mostrou o valor da FAMÍLIA, sempre visitou os irmãos, sobrinhos, alguns tios... e em muitas dessas visitas fui junto, sempre procurou UNIR a família;

Agradeço por minha mãe adorar passear, com certeza puxei dela isso...rsrsrrs;

Agradeço por sua risada gostosa, por sua ALEGRIA;

Agradeço pela sua FORÇA em muitos momentos difíceis;

Agradeço pelo seu RECONHECIMENTO  a cada pequena vitória que algum de nós tinha;

Agradeço pelas vezes que com medo eu corria para cama dela, me deitava bem na beirinha e ficava ali abraçada nela;

Agradeço pelos chás que ela fazia quando estávamos doente, e pelas bolachas Maria que ela me dava quando eu fazia manha porque estava doente;

Agradeço pela VAIDADE que ela tinha, sempre bem arrumada, adorava uma roupa COLORIDA;

Agradeço por ela adorar tirar fotos;

Agradeço pelas histórias que ela contava dos meus avós, sentia  como se eu os tivesse conhecido;

Agradeço a minha mãe pelos irmãos que tive: Eduardo (Dudu), Janaína (Nina), Leonardo (Leo e para mim Gordinho)

Agradeço a ela pelo seu esforço para que tivéssemos um bom estudo;

Agradeço por me ensinar a dar valor ao ENSINO, lembro que no fim do ano quando eu aprovava e perguntava o que eu ia ganhar, pois alguns amigos ganhavam presente, ela sempre respondia que não me daria nada, que o estudo era para mim e não para ela, que era para minha VIDA;

Agradeço por aprender com ela a gostar de Elis Regina e música gaúcha;

Agradeço pelos muitos bolos de aniversário que ela fez, e não só para mim e meus irmãos;

Agradeço pelas vezes que ela teve que trabalhar, mas nos deixou com uma pessoa, que é uma segunda mãe para mim, a Mada (Madalena), que muito AMO;

Agradeço, agradeço, agradeço...

Se fosse agradecer a tudo ficaria aqui escrevendo sem parar, mas tem mais um agradecimento que não posso deixar de fazer:

Agradeço as vezes que esteve comigo em SONHO, agradeço as vezes que senti sua FORÇA e sua ALEGRIA.

OBRIGADA MÃE POR TER FEITO PARTE DA MINHA VIDA E POR AINDA FAZER!

Beijos a todos, principalmente as Mães!











11 comentários:

  1. LINDO... SIMPLISMENTE LINDO !

    ResponderExcluir
  2. Emocionamte... Mãe é mãe, estando ao nosso lado todos os dias ou apenas no coração....

    Bjs

    Obs: Em algumas fotos seu olhar parece o dela e em outras o sorriso é igual!

    ResponderExcluir
  3. Lindo Camila, emocionante, que saudades...
    Também me sinto parte da tua família, pela qual tenho um carinho enorme e a tua mãe... não preciso falar mais nada acho que tu descreveu muito bem, era uma pessoa fantástica e tenho certeza que ela continua entre nós.
    Beijão a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bibi, adorei seu comentário, me emocionei com ele. Com certeza faz parte da minha família, assim como me sinto parte da sua, não era a toa que chamava sua mãe de Tia Zilma. Com certeza ela está presente.
      Viu você em uma foto?
      Bjs

      Excluir
  4. Camila!Muito emocionante este teu blog,chorei o tempo todo,pois tua mãe e vc são muito especiais.Com certeza onde ela estiver está junto de nós nos acompanhando!Força minha guerreira e meu exemplo de vida.Te adoro.Luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu! Obrigada pelas palavras. Tb te adoro! Bjs

      Excluir
  5. Te achei! Quando vamos a Buenos Aires? Tá pronta? Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou quase pronta... rsrsrs... mas se tudo der certo vamos no fim do ano. Bjs

      Excluir
  6. oi Camila hoje resolvi ler mais um pouco no seu blog adorei o poste do dia das mães me emocinei de verdade vc é uma fofa beijos em seu coração te admiro muitão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, eu também te admiro muito. Bjão

      Excluir